Impactos da Covid-19

O ano de 2020 foi fortemente marcado pelo estado de pandemia decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no mês de março. Medidas adotadas mundialmente para a contenção do número de contaminações, como o isolamento social e a restrição de circulação de pessoas, o fechamento (total ou parcial) de comércios e serviços e a redução de jornadas em indústrias, tiveram impacto direto na economia e na sociedade.

O transporte ferroviário de cargas é reconhecidamente essencial para o abastecimento da indústria nacional, para a balança comercial brasileira e para o transporte de alimentos e outros bens também essenciais ao funcionamento e abastecimento do país. Assim, em enquadramento ao Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020, para fins de aplicabilidade da Lei nº 13.970/2020, a operação ferroviária da MRS foi mantida ao longo do ano sem interrupção de atividades, bem como de seus fornecedores e prestadores de serviços, sempre com respeito aos cuidados, para garantir a segurança e saúde dos colaboradores e da sociedade.

O desempenho operacional e financeiro da Companhia foi impactado, principalmente nos primeiros meses de 2020. Houve necessidade de readequação da MRS para atendimento a uma nova realidade da indústria e redução de demanda em segmentos como produtos siderúrgicos, cimento e contêineres. Por outro lado, houve aquecimento nos segmentos de mineração e produtos agrícolas, impulsionados pela alta do dólar. Veja mais em Desempenho 2020.

Os colaboradores passaram a atuar em modelo de home office em 17 de março nas áreas administrativas da MRS e em rodízio presencial para atividades que não podiam ser executadas remotamente. Todas as atividades presenciais não essenciais foram adaptadas para o formato online ou suspensas. Para aqueles que precisaram continuar nas unidades, a Companhia passou a realizar campanhas de lavagem frequente das mãos, a disponibilizar álcool gel e máscaras nas estações de trabalho e a aferir a temperatura de todos que acessam as unidades. Tudo isso acompanhado pelo board da companhia, em um Comitê de Crise com encontros períodicos.

Em Saúde Ocupacional, o absenteísmo nos programas de prevenção e cuidado com a saúde cresceu por conta da política de home office e de rodízio de jornada, o que levou a Companhia a implementar dois novos canais de saúde, um voltado para cuidados e prevenção da Covid-19 e outro para realização de consultas por telemedicina. Saiba mais em Colaboradores.

As atividades do Programa de Educação Ambiental para trabalhadores e comunidades foram remodeladas para se adequarem aos protocolos necessários pela pandemia. Saiba mais em Segurança Operacional e Meio Ambiente.

Da mesma forma, a comunicação com o público interno precisou ser remodelada e, ao longo do ano, ocorreram campanhas e ações com novos padrões:

  • Criação da página Amplie suas Competências para auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores durante a pandemia;
  • Sete lives sobre saúde física, mental e financeira para colaboradores e familiares. Participaram das lives psicólogas, nutricionista, pedagoga e consultor financeiro. Ao todo, a soma de visualizações das lives chegou a mais de 2.400;
  • Lives direcionadas para desenvolvimento profissional sobre carreira, accountability, inteligência de dados, indústria 4.0 e Lean;
  • Campanha #PorUmBemMaior direcionada aos times que estão na linha de frente;
  • Ação especial para o Dia do Ferroviário para colaboradores que estão na linha de frente e terceirizados. Foram entregues camiseta com o slogan da campanha #PorUmBemMaior, carta de reconhecimento assinada pelo presidente da Companhia e uma caixa de bombons para a família.
  • No Dia do Ferroviário, foi veiculada uma matéria no Jornal Nacional com depoimentos de colaboradores da MRS sobre o trabalho desse profissional durante a pandemia;
  • Criação da Semana de Saúde Mental para abordar o tema e conscientizar colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde. Foram produzidos diversos conteúdos como vídeos e podcast, além disso, na programação da semana aconteceram duas palestras com profissionais;
  • Criação da série “Dicas para Home Office” para auxiliar os colaboradores a preparem seu ambiente de trabalho em casa e instruir sobre boas práticas de postura, cuidado com fone de ouvido, alongamento e ginástica laboral.

Apoio no combate aos impactos da pandemia

Em reconhecimento aos grandes desafios que o cenário impôs aos municípios e às comunidades do entorno da ferrovia, a MRS desenvolveu um programa emergencial de colaboração social, visando atendimento a dois públicos prioritários nos três estados em que atua: pessoas em situação de rua e famílias com elevado nível de vulnerabilidade social. Entre abril e junho de 2020, a Companhia realizou a doação de 17 mil cestas básicas e 17 mil kits de higiene para 39 municípios dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, entre os meses de abril e junho de 2020. Todas as doações, que contemplaram a distribuição de 816 mil itens, entre alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza, foram planejadas junto às prefeituras municipais e instituições sociais. As entregas foram acompanhadas, pessoalmente, pelas equipes da MRS.

68 mil

pessoas atendidas

816 mil

itens doados (alimentos e
produtos de higiene pessoal)

39 municípios

(Prefeituras Municipais, Instituições Sociais
e Associações de Moradores)

Outras ações realizadas pela MRS com o mesmo objetivo de apoio social foram:

Entrega de marmitas com refeições prontas para comunidades lindeiras no Vale do Paraíba (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Juiz De Fora (MG);

Doação de 1,5 mil testes de Covid-19 para prefeituras municipais no Estado de Minas Gerais;

Capacitação dos operários da Oficina de Locomotivas do Horto (MG), em parceria com a FIEMG para conserto de respiradores. Foram recuperados 200 respiradores pelos colaboradores da MRS;

Doações para apoio no desenvolvimento da vacina contra a Covid-19, pela iniciativa Todos Pela Saúde e diretamente para a Fiocruz.

Saiba mais sobre as iniciativas da MRS durante a pandemia em:

Para manter a viabilidade de todas essas ações que foram necessárias para adaptação ao novo cenário imposto pela pandemia, a área de Suprimentos da MRS enfrentou um aumento de volume de trabalho, com aquisição de itens essenciais para a segurança dos colaboradores (como máscaras e álcool gel), de equipamentos para a apoiar a política de home office, de itens para doação às comunidades, além da negociação dentro do novo contexto dos insumos e serviços necessários à operação habitual da Companhia. A área foi também responsável por garantir a logística de transporte de funcionários de maneira segura. Saiba mais em Fornecedores.

Em 2021, os desafios relacionados aos impactos da Covid-19 continuam a persistir e os nossos esforços também continuarão em prol da segurança de todos os nossos colaboradores, fornecedores e comunidades em que atuamos.

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