Operação da MRS

GRI 102-2, 102-7

1.643 km

de malha ferroviária

80 terminais

intermodais administrados pela MRS ou terceiros

200 km

de duplicação de linhas desde a criação da MRS

18.969 vagões

770 locomotivas

Operação em 5 portos

Santos (SP), Itaguaí (RJ), Guaíba (RJ), Sudeste (RJ) e Rio (RJ)

O transporte de cargas realizado pela MRS divide-se entre os segmentos Mineração (61,4%) e Carga Geral (38,6%), cada um com suas características próprias. A malha ferroviária da companhia é estratégica para o desenvolvimento da economia brasileira, já que estabelece a conexão entre regiões produtoras, grandes centros de consumo e cinco dos maiores portos do País – Santos, Itaguaí, Sepetiba, Sudeste e Rio de Janeiro. Atualmente, a MRS detém cerca de 20% da frota ferroviária nacional, com 19 mil vagões e 770 locomotivas. A companhia tem se destacado por buscar se renovar constantemente, pelo desenvolvimento de novos ativos e pelos níveis de disponibilidade e confiabilidade do material rodante.

Mix Transportado

É o principal negócio da companhia e envolve o transporte, principalmente, de insumos e produtos relacionados à indústria siderúrgica (minério de ferro, carvão e coque, tanto para atendimento ao mercado interno quanto para exportação). Grande parte do minério de ferro é transportado a partir das minas situadas no quadrilátero ferrífero, próximo a Belo Horizonte (MG), e destinada à exportação pelos portos de Itaguaí, Guaíba e Sudeste (RJ). Em média, a MRS carrega, transporta e descarrega entre 15 e 20 composições de minérios de ferro por dia.

Refere-se a todos os produtos não relacionados no grupo Mineração, incluindo produtos siderúrgicos, commodities agrícolas, cimento, contêineres, celulose, adubos e fertilizantes. As operações de transporte de Carga Geral se caracterizam por apresentar distâncias mais curtas, múltiplos clientes e produtos, que muitas vezes, dividem o mesmo trem. Isso faz com que seja necessária uma grade horária dinâmica e maior acompanhamento de paradas programadas ao longo do percurso para carga ou descarga. Em média, 55 a 65 pares de trens da MRS circulam nessa modalidade por dia, entre carregados e vazios.


Malha Ferroviária

GRI 102-6

Fazer download da página

Download do relatório

Download center

Complementos dos indicadores GRI