Sendo uma concessão federal, com atuação em três estados federativos e interferência em 107 municípios, a MRS tem preocupação relevante quanto à implementação e observância de práticas anticorrupção. Para tanto, mantém o Programa de Integridade, desde 2017, que contempla políticas de conduta e normas anticorrupção a serem seguidas por todos os colaboradores em suas práticas cotidianas e nos relacionamentos com stakeholders, tanto internos quanto externos.
O Programa contempla os seguintes códigos, políticas e Cartilha:
Nos trabalhos de Auditoria Interna do Plano Anual baseado em risco não foi identificada probabilidade significativa de riscos de corrupção. Em 2019, a Gerência Geral Jurídica aplicou um questionário acerca dos riscos relacionados à corrupção para as áreas com mais exposição ao contato com órgãos públicos. O resultado indicou que, apesar de serem possíveis impactos substanciais caso ocorram casos de corrupção envolvendo a MRS e órgãos públicos, a probabilidade de que eles efetivamente ocorram é baixa.
A Companhia entende que as questões relativas à Ética e Segurança são de extrema relevância. Em uma busca contínua pelas melhores práticas do mercado, a MRS realiza frequentemente ações de benchmarking, sendo a principal um grupo de discussão de temas de Auditoria e Compliance comandado pela Vale, com seus principais investidos (MRS, MRN, Samarco e VLi). Para os colaboradores estão previstas campanhas de Comunicação em 2021 com foco em Ética e posturas desejáveis pela Companhia.
Na MRS, 100% dos membros da Diretoria Estatutária foram capacitados no combate à corrupção no âmbito do Programa de Ética e Integridade. No lançamento do Programa, em 2017, foi realizado um treinamento presencial para os gestores, com participação de 78% do público-alvo. Em 2018, também houve um treinamento para gestores, incluindo Diretores. Em 2019, houve um treinamento no Programa de Liderança da MRS, que visa formar futuros gestores, com percentual de presença de 100%.
Novos colaboradores são treinados no Programa de Ética e Integridade já na apresentação realizada no dia da integração. Além disso, o Programa é tema de um treinamento on-line na Academia MRS para todos os colaboradores e é pré-requisito para a participação nos demais cursos. Dos 5.851 colaboradores da Companhia, 86% já realizaram este treinamento. Saiba mais sobre a Academia MRS e os treinamentos disponibilizados em Colaboradores.
A MRS segue metodologia própria nos trabalhos de Auditoria Interna, Gestão de Riscos Corporativos, Auditoria Contínua e Apuração de Denúncias. O risco relacionado à corrupção é considerado e está incluído no Dicionário de Riscos da Companhia como “Risco de Conduta Antiética/ Fraude”.
A prática de Auditoria Interna da MRS é certificada com o QA (Quality Assurance) do Institute of Internal Auditors (IIA). Todas as atividades que não são referentes à auditoria tradicional (auditoria contínua, canal de denúncias e riscos corporativos) passam por verificação externa a cada dois anos. Para 2021 já foi aprovado orçamento para a avaliação externa. Como forma de medição, são apresentados trimestralmente o status das apurações ao Comitê de Sustentabilidade e ao Conselho de Administração.
Em 2020 foram realizados 14 trabalhos em processos distintos da MRS, escolhidos por priorização de riscos, além de dois trabalhos recorrentes de Auditoria Contínua e apuração de 146 denúncias referentes a desvios éticos, reclamações e descumprimentos, não levantando nenhum ponto em relação a este risco específico.
A MRS não foi notificada sobre multas por não conformidade com leis e/ou regulamentos na área socioeconômica no ano de 2020.
O Linha Direta com a Auditoria é um canal de comunicação da MRS para o recebimento de dúvidas e denúncias e funciona como um mecanismo de controle das situações de risco à que a Companhia está exposta e de tratamento das condutas antiéticas ou ilícitas que eventualmente venham a ser praticadas.
As denúncias podem ser enviadas de forma anônima, por telefone, internet ou intranet, e a confidencialidade é garantida por política interna, como forma de proteção e confiabilidade do canal. A gestão do Linha Direta com a Auditoria é feita pela Gerência Geral de Auditoria Interna de Gestão de Riscos.
Todas as denúncias são investigadas e, caso sejam procedentes, são tomadas as medidas constantes no Código de Ética e Conduta e no Regulamento Disciplinar da MRS. Em casos em que a Gerência Geral de Auditoria Interna e Gestão de Riscos entenda ter a necessidade da comunicação ao Comitê de Ética, é efetuada uma convocação extraordinária.
Trimestralmente, a Gerência Geral de Auditoria Interna de Gestão de Riscos presta contas das denúncias recebidas ao Comitê de Ética e ao Conselho de Administração da MRS. Em 2020, foram recebidas 170 denúncias pertinentes ao canal, as quais, juntamente com 44 abertas em 2019 e tratadas em 2020, totalizaram 214 denúncias para tratamento em 2020. Deste total, 73 foram referentes a desvios éticos e 141 a reclamações ou descumprimentos. Das denúncias relativas a desvios éticos, 28 foram consideradas procedentes, gerando 22 demissões, 5 suspensões, 11 advertências e 1 feedback/coaching. Entre as reclamações e descumprimentos, 42 foram considerados procedentes, acarretando 42 regularizações de processos.
Linha Direta com a Auditoria
E-mail: linhadireta@mrs.com.br
Site: www.mrs.com.br/linhadiretacomauditoria
Telefone: 0800-725-399925
Guilherme Mello
Diretor-Presidente
O ano de 2020 foi especialmente desafiador. A pandemia do novo coronavírus exigiu da empresa e de seus colaboradores mais esforços para que a operação da MRS pudesse ser mantida, ao passo que medidas como rígidos protocolos sanitários garantiram a segurança para que as equipes exercessem suas atividades. Cumprimos nosso papel de empresa categorizada como serviço essencial, mantendo as operações em ritmo acelerado e entregando um serviço logístico de alta qualidade para clientes e parceiros, sem descuidarmos da saúde dos nossos colaboradores e colaboradoras e, por consequência, dos membros das comunidades nas quais estamos inseridos.
As ações voltadas à prevenção do contágio das equipes pelo novo coronavírus incluíram desde um grupo de ações que abrangeu a disseminação de informações qualificadas sobre o autocuidado até a disponibilização de EPIs específicos. No relacionamento com a sociedade, a MRS manteve uma postura protagonista e entendeu que seu papel, como uma grande empresa presente em mais de 100 municípios nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, era o de apoiar as comunidades mais afetadas pela pandemia e que vivem próximas à linha férrea, com a distribuição de kits com produtos de higiene pessoal e cestas básicas, além do apoio a iniciativas da Fiocruz no desenvolvimento de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. Os recursos investidos nessas e em outras ações superaram os R$ 11 milhões.
Os resultados gerais da companhia indicam que a estratégia foi bem sucedida. A empresa transportou 159,8 milhões de toneladas, um resultado 8,8% superior ao de 2019. O transporte de minério de ferro, commodity que teve forte valorização ao longo do ano, é a principal razão para este crescimento.
O transporte foi positivamente beneficiado por um projeto que está ligado ao DNA inovador da MRS: a operação do Trem Não Tripulado (TNT). A iniciativa foi inteiramente desenvolvida por profissionais da MRS e atende a uma série de exigências de segurança para o trânsito de composições férreas na Zona de Auto Salvamento (ZAS), na região de Brumadinho, locais onde nossos trens não podem trafegar com maquinistas. Nos orgulhamos de ter diversas outras iniciativas inovadoras desenvolvidas em 2020. No ano, assinamos também um contrato relevante para transporte de celulose entre Pederneiras e o Porto de Santos e foi iniciada a obra do terminal multimodal, que viabilizará essa operação.
A MRS segue com o compromisso relacionado às suas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) e, para tanto, definimos com o apoio de uma consultoria os focos estratégicos para os próximos dois anos (2021-2022). Temos 62 ações previstas em governança, estratégia, gestão de riscos e transparência, e algumas começaram a ser implementadas já em 2020, como a revisão e melhoria das nossas práticas de Governança Corporativa, que nos trouxe um ganho em aderência com os novos padrões. Estendemos o compromisso de metas com a sustentabilidade também para nossos fornecedores e nos comprometemos a analisar criteriosamente cada um dos quase dois mil prestadores de serviços que trabalham conosco. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, apresentamos nossos principais indicadores por meio de um Relatório de Sustentabilidade construído de acordo com as diretrizes GRI (Global Reporting Initiative).
Na análise de alguns temas bem específicos e também relacionados à gestão sustentável do negócio, podemos destacar a melhora no indicador de eficiência energética, medido pelo consumo de combustível das composições: houve redução de 0,7%, um ganho de eficiência mesmo considerando o aumento do volume. Ou seja, transportamos mais utilizando menos diesel. Esse indicador é aferido pela medição da quantidade de litros consumidos no transporte de 1.000 toneladas brutas reais por um quilômetro.
Em 2020, a MRS investiu aproximadamente R$ 12 milhões em recursos para controle, projetos e melhorias ambientais. Entre as ações desenvolvidas destacam-se o tratamento de efluente para uso industrial ou de lavagem de pátio, em alguns sites de manutenção e operação da ferrovia; o plantio de 13 mil mudas nativas do bioma da Mata Atlântica em parque municipal de Juiz de Fora (MG), em uma área plantada equivalente a 7 campos de futebol; e a destinação de quase 20% dos nossos resíduos sólidos para reciclagem ou reaproveitamento. Também foi o ano em que fizemos nosso primeiro inventário de emissões utilizando o GHG Protocol, o que demonstra nossa preocupação em contribuir para minimizar as mudanças climáticas, por meio do levantamento e monitoramento dos dados, e nosso compromisso com a implementação de ações para redução da emissão de gases de efeito estufa.
Como mencionado anteriormente, 2020 não foi um ano convencional. Ele trouxe complexidades novas e nunca vividas. A certeza de que estamos no caminho certo e de que adotamos as medidas corretas está traduzida nos resultados da pesquisa de clima, feita com os colaboradores ao final do ano. O quesito “Favorabilidade de Clima”, que mede o nível de satisfação geral dos profissionais, registrou um crescimento de quase 5 pontos percentuais ante o patamar de 2019, chegando a 87,6%. O resultado aponta um elevado nível de satisfação, e isso demonstra que os esforços para manter as equipes em atividade, garantindo a segurança de todos, contribuíram para o excelente resultado.
A mesma pesquisa de clima incluiu, pela primeira vez, perguntas sobre como os colaboradores percebem as atitudes da Companhia em relação a temas como assédio, diversidade e inclusão, já sinalizando quais serão algumas das prioridades a serem trabalhadas futuramente na gestão de pessoas. Estamos com programas e ações para debate e fortalecimento da diversidade na ferrovia. O objetivo de uma das ações, por exemplo, é aumentar a participação feminina na MRS, que já vem crescendo ao longo dos últimos anos.
O ano de 2020 foi de muitas conquistas. Aferimos um bom resultado, apesar das inúmeras variáveis que estavam postas. Esses resultados só foram possíveis em função da dedicação e esforço do time MRS, uma equipe formada por profissionais de muita qualidade e comprometimento não só com a empresa, mas também com melhorias contínuas.
Ainda viveremos desafios complexos em 2021, com a continuidade da pandemia e a execução de diversos projetos, como a ampliação das iniciativas voltadas à inovação, a migração dos sistemas e processos da Companhia para uma plataforma única e a expectativa de conclusão do processo de renovação antecipada da concessão da MRS. Certamente, nosso time está pronto para entregar soluções logísticas que beneficiem importantes setores da economia brasileira e tragam desenvolvimento tanto para o setor ferroviário, quanto para o país.
Temos ciência do nosso papel relevante para a sociedade e sabemos o que fazer para contribuirmos ainda mais. Continuaremos progredindo sempre. Acompanhem a evolução de 2020 no relatório a seguir.
Boa leitura!