Planejamento estratégico

Atenta à evolução do mercado no que se refere aos aspectos ESG (ambiental, social e de governança), a MRS contratou, em 2020, uma consultoria para fazer um diagnóstico da Companhia. Entre as fortalezas identificadas encontram-se o fato das áreas e da liderança terem uma boa percepção do valor da sustentabilidade para os negócios; de haver práticas consolidadas em alguns temas, como em saúde e segurança do trabalho e prevenção a acidentes; da preocupação em dar uma abordagem aos ODS no relatório de sustentabilidade, assim como destacaram a qualidade da comunicação, tanto interna quanto externa. O mesmo estudo identificou ainda pontos de melhoria e oportunidades para a Companhia se destacar no segmento, tornando-se referência em ESG.

Para dar encaminhamento aos pontos que levarão a MRS à excelência na gestão da sustentabilidade, foram definidos os focos estratégicos para os próximos dois anos (2021-2022), com ações previstas em Governança, Estratégia, Gestão de Riscos e Transparência. O plano de ação resultante desse estudo prevê 62 ações para implementação no período, envolvendo diversas áreas da Companhia, algumas já em andamento. Os resultados daquelas que dependiam tão somente de organização de dados ou de iniciativas de rápida resolução estão descritas ao longo deste relatório.

Focos estratégicos de sustentabilidade (2021-2022)

Estabelecer governança para sustentabilidade
 

+6 ações

  • Estabelecer papeis e responsabilidades das diversas áreas e profissionais;
  • Integração ESG em políticas e diretrizes corporativas.

Integrar as questões ESG a estratégia da MRS
 

+28 ações

  • Fortalecer o padrão de eficiência e cultura de inovação;
  • Valorização do relacionamento com stakeholders.

Contemplar os aspectos ESG na questão de riscos
 

+18 ações

  • Integração das questões ESG a matriz de riscos corporativos;
  • Promover e aprofundar estudos que permitam o maior conhecimento da exposição dos temas ESG.

Melhorar o nível de transparência das práticas e resultados

+10 ações

  • Sistematizar iniciativas e indicadores;
  • Incluir aspectos ESG nos documentos corporativos e regulatórios.

Renovação do contrato de concessão

Outro ponto de atenção no que se refere à estratégia da Companhia tem relação com questões regulatórias, de renovação antecipada do contrato de concessão da MRS por mais 30 anos, processo que vem sendo discutido com o regulador há alguns anos. Em 2019, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu as sessões de Audiência Pública para tratar do processo da MRS. A Companhia está acompanhando atentamente o avanço do Ministério da Infraestrutura na agenda da renovação de concessões e, de acordo com o cronograma estabelecido pelo governo, espera-se que a conclusão das etapas restantes do processo e a assinatura do contrato irão ocorrer em 2021.

Fazer download da página

Download do relatório

Download center

Complementos dos indicadores GRI