Sistema de gestão ambiental

GRI 103-1

Preservar o meio ambiente e seus recursos naturais e resguardar a sustentabilidade da empresa é uma conduta já consolidada na MRS. A Companhia teve a sua Licença de Operação da malha ferroviária renovada pelo IBAMA por oito anos, uma consequência do compromisso de conduzir suas atividades pautadas em um conjunto de valores que refletem elevados padrões éticos, assegurando o cumprimento da legislação, das normas aplicáveis e dos demais requisitos legais, de modo a preservar o meio ambiente e garantir um padrão de excelência na qualidade de seus processos.

O SGA (Sistema de Gestão Ambiental) facilita a adoção das melhores práticas para a gestão dos programas ambientais implementados, permite o controle dos riscos ambientais, o cumprimento dos requisitos legais e a otimização dos custos operacionais. Para isso, a MRS utiliza a metodologia cíclica PDCA (em inglês, Plan, Do, Check and Action, ou seja, planejar, fazer, verificar e agir). De forma preventiva, o SGA visa também a redução e mitigação de possíveis impactos ambientais, diminuição das ocorrências, preparação dos colaboradores para o atendimento adequado a eventuais emergências ambientais, bem como garante mais assertividade na condução da estratégia ambiental e dos compromissos assumidos com os órgãos competentes. O SGA permite, ainda, que as ações mitigadoras e compensatórias sejam geridas de forma a avaliar sua eficácia.

Em 2020, a MRS investiu aproximadamente R$ 12 milhões em recursos para controle, projetos e melhorias ambientais na Companhia. Entre as ações desenvolvidas destacam-se o tratamento de efluente para uso industrial ou de lavagem de pátio em alguns sites de manutenção e operação da ferrovia. Saiba mais em Gestão Hidríca.

Internamente, a companhia conduz um rigoroso processo de acompanhamento das instalações, do ponto de vista de segurança do trabalho, ergonomia e de levantamento de aspectos e impactos ambientais visando a redução e/ou mitigação dos mesmos. Exemplo disso é a gestão do processo de gerenciamento de resíduos sólidos (segregação, classificação, coleta, armazenamento, tratamento e destinação final) que ocorre nas oficinas de manutenção da MRS. Saiba mais em Gestão de Resíduos.

A MRS possui o Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores (PEAT) que tem como público-alvo os colaboradores internos. O programa visa compreender os processos de ensino-aprendizagem com o objetivo de desenvolver capacidades para que os trabalhadores avaliem as implicações dos danos e riscos socioambientais durante o desenvolvimento de suas atividades rotineiras. O PEAT atua de forma permanente, contínua e presencial, junto aos colaboradores de todos os turnos das oficinas de manutenção da MRS. Devido aos protocolos de segurança adotados na pandemia, a educação ambiental foi abordada durante os Diálogos Diários de Segurança (DDS) com mais de 15 temas, que abriram possibilidades de discussão e interação entre a equipe, como, por exemplo, segurança ambiental, efeito estufa e aquecimento global, meio ambiente e Covid-19, além de datas comemorativas como o Dia Mundial da Água, Dia da Floresta e do Clima e Dia do Rio. Para refletir sobre o cenário pandêmico de 2020, foi desenvolvido um vídeo intitulado como “Meio ambiente na MRS Logística em Cenário de COVID”, visando a conscientização dos colaboradores e a promoção dos projetos ambientais de mitigação e boas práticas realizadas na Companhia, com o viés de meio ambiente, acerca da atividade dos colaboradores e da necessidade de prevenção contra o vírus Sars-CoV-2.


Metodologia do SGA (Sistema de Gestão Ambiental) aplicada pela MRS
Acompanhamento da evolução das melhorias implantadas mediante aferição de resultados obtidos.
Com base em vistorias, análise de dados e legislação, propõe alterações/complementações e/ou novas ações e atividades ao planejamento.
Implementação das ações preventivas e corretivas aos impactosambientais.
Inspeção da implantação das medidas de caráter ambiental na rotina das atividades da MRS, garantindo que as mesmas sejam executadas de acordo com o planejamento do SGA.

Análise Ambiental: acompanhamento da evolução das melhorias implantadas mediante aferição de resultados obtidos.
Planejamento Ambiental: com base em vistorias, análise de dados e legislação, propõe alterações/complementações e/ou novas ações e atividades ao planejamento.
Controle Ambiental: inspeção da implantação das medidas de caráter ambiental na rotina das atividades da MRS, garantindo que as mesmas sejam executadas de acordo com o planejamento do SGA.
Execução: implementação das ações preventivas e corretivas aos impactos
ambientais.

Fazer download da página

Download do relatório

Download center

Complementos dos indicadores GRI