Sobre o Relatório e materialidade

GRI 102-45, 102-48, 102-49, 102-50, 102-51, 102-52, 102-54, 102-56

A MRS Logística publica pelo segundo ano seu Relatório de Sustentabilidade, com periodicidade anual e que reflete seu desempenho nos aspectos financeiro e ESG (meio ambiente, social e governança) no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020. Utiliza a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI) Standards opção Essencial trazendo, além da evolução dos indicadores no período, as formas de gestão dos temas materiais. O relatório anterior foi publicado em julho de 2019.

Na produção desse relatório, também foram utilizados os princípios do Relato Integrado (IR) propostos pelo IIRC (International Integrated Reporting Council), com foco na síntese e na conexão entre o desempenho e a geração de valor a curto, médio e longo prazos, tendo em vista os capitais financeiro, intelectual, humano, manufaturado, natural, social e de relacionamento. A avaliação levou em consideração o mapa de materialidade da Sustainability Accounting Standards Board (Sasb), direcionado para aspectos financeiros, portanto, mais assertivo com relação às demandas de stakeholders do mercado de capitais. O relatório não foi submetido à verificação externa.

Os temas reportados neste documento foram determinados a partir de um processo de definição de materialidade, com aspectos que refletem os impactos econômicos, ambientais e sociais significativos da MRS ou influenciam substancialmente as avaliações e decisões de stakeholders. O trabalho contou com o suporte de uma assessoria externa, visando: identificar as expectativas dos stakeholders; mapear os temas relevantes para a MRS; priorizar os temas materiais para a MRS; correlacionar esses temas à visão de longo prazo e ao contexto externo; correlacionar os temas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; e identificar metas e indicadores-chave para serem divulgados.

Processo de definição da materialidade

GRI 102-40, 102-42, 102-43, 102-44, 102-46, 102-47

Para a revisão da materialidade da MRS, foi desenvolvido um estudo com base em uma análise de mercado, que considerou reportes de pares da Companhia, tanto estrangeiros quanto nacionais. Foram levadas em consideração empresas listadas em índices internacionais, referência em sustentabilidade, e classificadas por ratings que avaliam a resiliência de companhias a longo prazo, com base em aspectos e riscos relacionados a questões ESG.

Além das diretrizes da GRI, foi feita uma avaliação levando em consideração análises do Sustainalytics, do Corporate Sustainability Assessment (SAM CSA), do Sasb e do Morgan Stanley Capital International (MSCI), assim como contemplou os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o estudo setorial “SDG Industry Matrix – Transportation”, conduzido pelo Pacto Global (ONU) em parceria com a KPMG.

A identificação dos temas que fizeram parte da consulta aos stakeholders se baseou no diagnóstico feito por consultoria externa para a MRS (entregue em janeiro de 2021), nos temas materiais que compuseram a matriz da MRS em 2019 e nos temas relevantes para o setor segundo pares e frameworks ESG.

O engajamento de stakeholders contou com abordagens diferentes de acordo com o público envolvido:

Comunidades: contato por meio da área de Comunicação da MRS com envio do link da pesquisa e vídeo explicativo sobre a dinâmica de construção do relatório. Em função da pandemia e das medidas de distanciamento social, não foi possível fazer uma abordagem presencial.

Clientes: abordagem personalizada com os profissionais que fazem o atendimento à MRS, reforçando a importância de sua visão para a construção do relatório.

Fornecedores: contato por meio da área de Finanças da MRS com envio de explicação sobre o relatório e link para pesquisa de materialidade. Também foi preparado um painel de engajamento, webinar para explicações sobre o relatório e a pesquisa proposta.

Diretores: abordagem personalizada explicando à Alta Liderança a dinâmica da pesquisa de materialidade.

As etapas seguintes envolveram a validação dos temas prioritários pela Diretoria da MRS e, finalmente, a consolidação da materialidade e a correspondência entre os temas materiais e os tópicos de desempenho da GRI.

Materialidade

GRI 102-46, 102-47, 103-1

Em 2020, houve a inclusão de novos temas materiais, identificados no processo, como Governança corporativa, Gestão de relacionamento com clientes e Diversidade. Outros, como Biodiversidade, Gestão da água e Gestão de resíduos, estão agrupados em Mudanças Climáticas. Os temas estão reportados ao longo deste relatório.

Comparação das matrizes
Temas materiais 2019Temas materiais 2020
Emissões Emissões atmosféricas e de gases do efeito estufa
Gestão de energiaGestão de combustíveis e ecoficiência da frota
Gestão de resíduosGestão de riscos
BiodiversidadeMudanças climáticas
Gestão de águaDireitos humanos e trabalhistas
Relacionamento com comunidade e governoRelacionamento com comunidades do entorno
Saúde e segurança operacionalSaúde e segurança ocupacional
ÉticaÉtica e práticas anticorrupção
Gestão de terceirosTreinamento e desenvolvimento de colaboradores
Desempenho nos negóciosGovernança corporativa
Gestão de relacionamento com clientes
Diversidade
Estudo de limite – Temas materiais MRS 2020
DimensãoTema materialDisclosures GRI e SasbLimite do impacto para MRSEnvolvimento da organização no impactoStakeholders relevantes (acionistas/investidores, clientes, colaboradores, comunidades, fornecedores, governo, meio ambiente e operação)
SocialDireitos humanos e trabalhistasLiberdade sindical e negociação coletiva
407-1
Avaliação de direitos humanos
412-1
414-1 Novos fornecedores selecionados com base em critérios sociais
Dentro e foraDireto e indiretoAcionistas/investidores, colaboradores, fornecedores, governo, operação
GovernançaGestão de riscosPrincípio ou abordagem da precaução
102-11
Gestão de risco de incidentes críticos
TR-RA-540a.4.
Dentro e foraDiretoAcionistas/investidores, clientes, colaboradores, comunidades, fornecedores, governo, meio ambiente, operação
GovernançaGovernança corporativaGovernança
102-18; 102-20; 102-22
Dentro e foraDiretoAcionistas/investidores, clientes, colaboradores, comunidades, fornecedores, governo, meio ambiente, operação
AmbientalMudanças climáticasDesempenho econômico
201-2
Dentro e foraDireto e indiretoAcionistas/investidores, clientes, fornecedores, governo, meio ambiente, operação
GovernançaÉtica e práticas anticorrupçãoCombate à corrupção
205-1
Dentro e foraDireto e indiretoAcionistas/investidores, clientes, colaboradores, fornecedores, governo, operação
AmbientalGestão de combustíveis e ecoeficiência da frotaEnergia
302-1; 302-3; 302-4
Emissão de gases do efeito estufa
TR-RA-110a.3
Dentro e foraDiretoGoverno, meio ambiente, operação
AmbientalEmissões atmosféricas e de gases de efeito estufaEmissões
305-1; 305-4; 305-5
E‌missão de gases do efeito estufa TR-RA-110a.1; ‌TR-RA-110a.2
Dentro e foraDiretoAcionistas/investidores, clientes, colaboradores, fornecedores, comunidades, governo, meio ambiente, operação
SocialSaúde e segurança ocupacionalSaúde e segurança do trabalho
403-1; 403-2; 403-9
Saúde e segurança do funcionário
TR-RA-320a.1
Dentro e foraDiretoColaboradores, fornecedores, operação
SocialTreinamento e desenvolvimento de colaboradoresTreinamento e educação
404-1
Dentro e foraDiretoClientes, colaboradores, operação
SocialDiversidadeDiversidade e igualdade de oportunidades
405-1
DentroDiretoColaboradores, operação
SocialRelacionamento com comunidades do entornoComunidades locais
413-1
413-2
Dentro e foraDiretoAcionistas/investidores, colaboradores, comunidades, operação
SocialGestão de relacionamento com clientesForma de gestão
103-1 a 3
Dentro e foraDiretoAcionistas/investidores, clientes, colaboradores, fornecedores, operação

Fazer download da página

Download do relatório

Download center

Complementos dos indicadores GRI